Sistema Integrativo de Rorschach - Exner:
Exame de Personalidade e Funcionamento Emocional
A formação especializada no Teste de Rorschach-Exner: Exame de Personalidade e Funcionamento Emocional, tem como finalidade o desenvolvimento da perícia subjacente à sua aplicação clínica, nos mais diversos contextos: saúde, educacional, organizacional, etc. Este instrumento facilita não só a conceção e estruturação de um plano de intervenção personalizado, como garante uma devolução de resultados rigorosa e compreensível, tornando fiável o contributo interdisciplicar do psicólogo ou contrato terapêutico com o cliente.
Todo o tipo de terapêutica ou processo de desenvolvimento pessoal deve sustentar-se num exame metódico e sistemático, que afaste qualquer possibilidade de suscetibilidades moralistas ou achismos e tendências pessoais do técnico. Neste sentido, a prática clínica impõe o recurso a instrumentos que complementem o processo de diagnóstico e de perceção da eficácia do plano terapêutico. O teste de Rorschach, através do Sistema Integrativo proposto por Exner (Comprehensive System), evidencia-se como um instrumento pertinente para uma compreensão global do sujeito, oferecendo indicadores sólidos relativos aos processos de tomada de decisão e de resolução de problemas, reveladores das estratégias de confronto e desenvencilhamento (coping) e da organização psicológica, permitindo tirar conclusões válidas e confiáveis.
Este sistema foi introduzido em Portugal por Danilo Silva (1986) e carateriza-se pela autonomia face a qualquer modelo ou corrente psicológica.
De salientar que, os formadores responsáveis pela formação são certificados pela Rorschach Training Programs da Rorschach Workshops® - Rorschach Research Foundation.
Destinatários
Psicólogos e estudantes universitários em Psicologia, a frequentar o último ano de mestrado integrado.
Docentes
Objectivos Gerais
- Adquirir conhecimentos teóricos dos fundamentos do Teste de Rorschach e dos seus diversos sistemas interpretativos;
- Desenvolver a perícia subjacente à aplicação/administração, codificação e análise dos resultados do Teste de Rorschach, segundo o Sistema Integrativo de Exner;
- Desenvolver a capacidade de organização sistemática do processo avaliação, de forma a facilitar a recolha de informação significativa;
- Saber recolher e codificar corretamente um protocolo completo, e elaborar um o sumário estrutural sem erros;
- Saber compor um relatório técnico, numa linguagem compreensível e acessível ao receptor, e produzir uma leitura clínica;
- Reconhecer o potencial reflexivo-formativo da autoscopia e heteroscopia através da supervisão clínica em vídeo feedback e do relatório técnico.
Objectivos Específicos
- Formar opinião crítica sobre as investigações de garantia e validade do Teste de Rorschach;
- Diferenciar os diversos sistemas interpretativos Teste de Rorschach;
- Aplicar corretamente as regras da administração do Sistema Integrativo do Rorschach - Exner;
- Conduzir o processo de inquérito do Sistema Integrativo do Rorschach - Exner;
- Codificar adequadamente as respostas recolhidas no protocolo no Sistema Integrativo do Rorschach - Exner;
- Praticar os métodos de cálculo das diferentes variáveis consideradas para elaboração do Sumário Estrutural;
- Interpretar, criando hipóteses, integrando e articulando as várias constelações de dados do Sumário Estrutural com a informação proveniente de outras fontes utilizadas no processo de diagnóstico (entrevista, dados de outros instrumentos, etc.);
- Elaborar relatórios de avaliação psicológica, atendendo aos aspetos estruturais e dinâmicos da personalidade e do funcionamento emocional do indivíduo e do seu contexto relacional e cultural;
- Realizar uma síntese do funcionamento psicológico do sujeito, fornecendo orientações e recomendações consonantes com as necessidades e objetivos da avaliação;
- Dominar a devolução oral aos intervenientes (cliente, família, escola, tribunal, outros), tendo em conta os dados recolhidos;
- Aperfeiçoar as etapas de aplicação, recolha, codificação, interpretação e devolução em formato escrito e oral do Sistema Integrativo do Rorschach - Exner.
Metodologia de Formação
A escolha das técnicas de ensino utilizadas têm como premissa que a apropriação de uma aprendizagem só ocorre quando aplicada e discutida. Desta forma, para além do recurso a técnicas expositivas de conferência, interrogativas e demonstrativas que permitem um primeiro contacto com o conhecimento, privilegiam-se as técnicas ativas, utilizando recursos didáticos promotores da aprendizagem, dando grande enfoque à componente prática essencial para o exercício da atividade clínica e pedagógica. Assim, são usadas técnicas de demonstração com prática, dramatização de casos (role play), estudos de caso, aprendizagem colaborativa (buzzgroups), debates, discussão em pequeno grupo, incidentes críticos, chuva de ideias (brainstorming), discussão orientada, simulação, observação, jogos, recursos (filmes e vídeos), intervisão e supervisão.
Como recurso de excelência é associado o vídeo feedback à técnica supervisiva, o suporte audiovisual permite que a situação de aplicação do instrumento aprendido seja gravada in loco e, posteriormente, discutida por intermédio do método da auto-confrontação simples e cruzada. Medir a eficácia das técnicas aprendidas pelos formandos in loco é uma ferramenta não só de avaliação, mas principalmente de aprendizagem, pois permite uma constante supervisão da evolução do formando e tem como resultado uma otimização da sua qualidade atentiva.
Metodologia de Avaliação
Ao longo da formação é realizada uma avaliação contínua do formando, possibilitando informação sobre o percurso o seu percurso face aos objetivos da formação e permitindo igualmente diagnosticar dificuldades e introduzir ações corretivas. Esta avaliação é efectuada através da realização de apresentações orais de trabalhos práticos, da avaliação do comportamento e de testes de avaliação sumativa.
Os formandos poderão obter uma classificação entre 1 a 5 (em que 1 equivale a “muito insuficiente” e 5 equivale a “muito bom”). A ponderação para a nota final dos formandos é a seguinte:
- 60% - avaliação dos trabalhos práticos;
- 25% - avaliação do comportamento;
- 15% - teste de avaliação sumativa.
A assiduidade é considerada na performance do formando ao longo dos módulos, na avaliação dos comportamentos. Neste aspeto são considerados os seguintes indicadores: compreensão, criatividade, qualidade/ritmo de trabalho, zelo pelo material e equipamento, iniciativa/autonomia, sociabilidade/trabalho em equipa, capacidade de autoavaliação,
Duração
70 horas presenciais
- Nº de horas teóricas: 18 horas
- Nº de horas práticas: 52 horas
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Fundamentação Teórica - 4 horas
1.1 Apresentação Histórica do Teste de Rorschach
1.2 Os diversos sistemas interpretativos do Teste de Rorschach
1.3 O Sistema Integrativo do Rorschach - Exner
1.4 Fases e operações do processo percetivo de resposta
1.5 Investigações recentes e validade do Sistema Integrativo do Rorschach - Exner
Módulo 2 - Administração - 8 horas
2.1 A Entrevista Psicológica
2.2 Procedimento de Aplicação
Módulo 3 - Codificação - 12 horas
3.1 Localização e Qualidade Evolutiva
3.2 Determinantes
3.3 Qualidade Formal
3.4 Conteúdos
3.5 Respostas Populares
3.6 Atividade Organizativa
3.7 Codificações Especiais
Módulo 4 - Elaboração do Sumário Estrutural - 12 horas
4.1. Secção Superior
4.1.1 Localização
4.1.2 Determinantes
4.1.3 Qualidade Formal
4.1.4 Conteúdos
4.1.5 Abordagem do Modo de Apreensão (Sucessão)
4.1.6 Códigos Especiais
4.2 Secção Inferior
4.2.1 Controlo e Tolerância ao Stress
4.2.2 Ideação
4.2.3 Aspectos Afetivos
4.2.4 Mediação Cognitiva
4.2.5 Processamento de Informação
4.2.6 Percepção e Relacionamento Interpessoal
4.2.7 Perceção de si
4.3. Índices Especiais (Constelações)
Módulo 5 - Interpretação dos Resultados - 8 horas
5.1. Estratégias de Interpretação
5.1.1 Despiste da validade dos resultados
5.1.2 Variáveis-chave
5.1.3 Variáveis terciárias
5.1.4 Passos para a Interpretação das Secções
5.2. Interpretação por Secções
5.2.1 Processamento de Informação
5.2.2 Mediação Cognitiva
5.2.3 Ideação
5.2.4 Aspectos Afetivos
5.2.5 Perceção de Si
5.2.6 Percepção e Relacionamento Interpessoal
5.2.7 Controlo e Tolerância ao Stress
5.2.8 Stress Situacional
5.3 Análise do Sumário Estrutural com dados normativos para população portuguesa, brasileira e americana
Módulo 6 - Elaboração do Relatório - 8 horas
6.1 Relatório em contexto clínico
6.2 Relatórios para fins específicos
Módulo 7 - Devolução dos Resultados - 8 horas
7.1 Devolução oral dos resultados para clientes em contexto clínico
7.2 Devolução oral dos resultados para fins específico
Módulo 8 - Supervisão - 10 horas
8.1 Análise e discussão de casos práticos registados em formato audiovisual e/ou escrito das diversas etapas do Sistema Integrativo do Rorschach - Exner
Acreditação Ordem dos Psicólogos Portugueses
35 Créditos na área de Psicologia Clínica e da Saúde
A creditação OPP é atribuída aos formandos sempre que concluam com Aproveitamento a ação formativa. Para efeitos de candidatura ao processo de Especialidades, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP (5 anos de formação académica).
Calendarização
17/04/2020 - sexta-feira - 19h:22h
18/04/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
24/04/2020 - sexta-feira - 19h:22h
02/05/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
08/05/2020 - sexta-feira - 19h:22h
09/05/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
15/05/2020 - sexta-feira - 19h:22h
16/05/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
22/05/2020 - sexta-feira - 19h:22h
23/05/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
29/05/2020 - sexta-feira - 19h:22h
30/05/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
05/06/2020 - sexta-feira - 19h:22h
06/06/2020 - sábado - 10h:13h e 14h30:18h30
Investimento
INSCRIÇÃO 100€
PROPINA* 500€
- PRONTO PAGAMENTO* 450€ (10% de desconto)
- PAGAMENTO FRACIONADO* 100€ (5 Mensalidades)
*Antigos Alunos ou Sócios da APPsiRH: 15% de desconto
Candidatura
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Habilitações;
- Fotocópia do documento de identificação;
- Ficha de inscrição;
- Comprovativo de pagamento da taxa de inscrição.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Análise curricular;
- Ordem de chegada da candidatura (a candidatura só é válida após o pagamento da inscrição).
PAGAMENTO
- Transferência – IBAN: PT50 0035 0671 00014316030 70
- Numerário - pagamento presencial em sede
CONTACTO
- Email psicologia.relacionalhistorica@gmail.com
- Tel +351 239 835 210
- Local Av. Sá da Bandeira 114, 2º andar, COIMBRA