Dislexia - Conceito, Diagnóstico e Intervenção

Quando se observam grandes dificuldades na aquisição dos processos de leitura e escrita por parte da criança ou do jovem, deve-se suspeitar estar perante uma pessoa com Dislexia. Atualmente, muitas alunas e alunos são diagnosticados com Dislexia. Com esta formação, objetiva-se ensinar a identificar as principais manifestações sintomatológicas e as alterações neurobiológicas presentes na Dislexia, seja relativa às dificuldades no processamento de padrões espaciais, seja às dificuldades no processamento de padrões fonológicos. Para além disso, os formandos irão aprender a aplicar e interpretar resultados da avaliação psicológica e neuropsicológica na Dislexia e conhecer e saber realizar uma intervenção ajustada à Dislexia.

Creditação OPP

25 Créditos

Presencial

50 Horas

Objetivos Gerais

Compreender as  Leis Gerais do Desenvolvimento Neuropsicológico e o processo de estruturação das áreas responsáveis pela linguagem

Conhecer as áreas cerebrais implicadas no processamento de padrões visuais e fonológicos

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre as principais manifestações sintomatológicas e as alterações neuropsicológicas presentes na Dislexia

Conhecer a metodologia teórico-prática para intervenção clínica e pedagógica na Dislexia

Reconhecer o potencial reflexivo-formativo da autoscopia e heteroscopia com a supervisão clínico-pedagógica em vídeo feedback em casos de Dislexia

Conteúdos Programáticos

Módulo 1
1. O papel da linguagem na estruturação do pensamento e da consciência

2. Desenvolvimento da linguagem

2.1 Desenvolvimento da linguagem na idade pré-escolar

2.1.1 Desenvolvimento da consciência linguística e metalinguística

2.1.2 Desenvolvimento da consciência fonológica

2.1.3 Desenvolvimento sensorial e das operações percetivas

2.2 Desenvolvimento da linguagem na idade escolar

2.2.1 Processos de aquisição da linguagem escrita

3. Bases e fundamentos neuropsicológicos da Dislexia

3.1 Processamento de padrões visuais

3.2 Processamento de padrões fonológicos

Módulo 2
1. Dificuldades de aprendizagem específicas

2. Definição de Dislexia

2.1 Subtipos

2.2 Sintomas e critérios de diagnóstico

2.3 Critérios de exclusão

3. Etiologia da Dislexia

3.1 Prevalência

4. Comorbidade

Módulo 3
1. Instrumentos de avaliação e diagnóstico

1.1 Avaliação do desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem oral

1.2 Avaliação da aptidão e organização percetiva visuo-espacial

1.3 Avaliação da leitura e da escrita

1.4 Instrumentos de diagnóstico diferencial

1.4.1 Avaliação cognitiva/intelectual

1.4.2 Avaliação da personalidade/funcionamento emocional

1.4.3 Avaliação de aptidões para a aprendizagem escolar

  1. Interpretação dos resultados das avaliações e elaboração de relatórios

Módulo 4
1. Aprendizagem pela atividade

2. Educação sensorial

2.1 Ensino de operações orientadoras externas

2.2 Construção de modelos das propriedades complexas dos objetos e suas relações

3. Educação Neurocognitiva

3.1 Princípios da Educação Neurocognitiva

3.2 Plano de intervenção individual de acordo com as possibilidades, capacidades e dificuldades

3.2.1 Exercícios de promoção do desenvolvimento do processamento de padrões fonológicos

3.2.2 Exercícios de promoção do desenvolvimento do processamento de padrões visuais

3.2.3 Exercícios de promoção do desenvolvimento das aprendizagens básicas

4. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

4.1 O contributo do DL n.º 3/2008

4.2 Decreto-Lei n.º 54/2018

4.2.1 Estratégias de promoção da inclusão escolar

4.2.1.1 Abordagem multinível

4.2.1.2 Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

Módulo 5
1. Apresentação de casos clínicos com recurso ao registo audiovisual

2. Acompanhamento e monitorização da eficácia da intervenção (casos práticos e estudos de caso)

Investimento

INSCRIÇÃO 30.00€
PROPINA 300.00€
PRONTO PAGAMENTO 270.00€ (10% desconto)
PAGAMENTO FRACIONADO 100.00€ (3 Mensalidades)

Calendarização

Brevemente disponível.