Dislexia - Conceito, Diagnóstico e Intervenção
Quando se observam grandes dificuldades na aquisição dos processos de leitura e escrita por parte da criança ou do jovem, deve-se suspeitar estar perante uma pessoa com Dislexia. Atualmente, muitas alunas e alunos são diagnosticados com Dislexia. Com esta formação, objetiva-se ensinar a identificar as principais manifestações sintomatológicas e as alterações neurobiológicas presentes na Dislexia, seja relativa às dificuldades no processamento de padrões espaciais, seja às dificuldades no processamento de padrões fonológicos. Para além disso, os formandos irão aprender a aplicar e interpretar resultados da avaliação psicológica e neuropsicológica na Dislexia e conhecer e saber realizar uma intervenção ajustada à Dislexia.
Creditação OPP
25 Créditos
Presencial
50 Horas
Objetivos Gerais
Conteúdos Programáticos
2. Desenvolvimento da linguagem
2.1 Desenvolvimento da linguagem na idade pré-escolar
2.1.1 Desenvolvimento da consciência linguística e metalinguística
2.1.2 Desenvolvimento da consciência fonológica
2.1.3 Desenvolvimento sensorial e das operações percetivas
2.2 Desenvolvimento da linguagem na idade escolar
2.2.1 Processos de aquisição da linguagem escrita
3. Bases e fundamentos neuropsicológicos da Dislexia
3.1 Processamento de padrões visuais
3.2 Processamento de padrões fonológicos
2. Definição de Dislexia
2.1 Subtipos
2.2 Sintomas e critérios de diagnóstico
2.3 Critérios de exclusão
3. Etiologia da Dislexia
3.1 Prevalência
4. Comorbidade
1.1 Avaliação do desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem oral
1.2 Avaliação da aptidão e organização percetiva visuo-espacial
1.3 Avaliação da leitura e da escrita
1.4 Instrumentos de diagnóstico diferencial
1.4.1 Avaliação cognitiva/intelectual
1.4.2 Avaliação da personalidade/funcionamento emocional
1.4.3 Avaliação de aptidões para a aprendizagem escolar
- Interpretação dos resultados das avaliações e elaboração de relatórios
2. Educação sensorial
2.1 Ensino de operações orientadoras externas
2.2 Construção de modelos das propriedades complexas dos objetos e suas relações
3. Educação Neurocognitiva
3.1 Princípios da Educação Neurocognitiva
3.2 Plano de intervenção individual de acordo com as possibilidades, capacidades e dificuldades
3.2.1 Exercícios de promoção do desenvolvimento do processamento de padrões fonológicos
3.2.2 Exercícios de promoção do desenvolvimento do processamento de padrões visuais
3.2.3 Exercícios de promoção do desenvolvimento das aprendizagens básicas
4. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
4.1 O contributo do DL n.º 3/2008
4.2 Decreto-Lei n.º 54/2018
4.2.1 Estratégias de promoção da inclusão escolar
4.2.1.1 Abordagem multinível
4.2.1.2 Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
2. Acompanhamento e monitorização da eficácia da intervenção (casos práticos e estudos de caso)
Investimento
INSCRIÇÃO 30.00€
PROPINA 300.00€
PRONTO PAGAMENTO 270.00€ (10% desconto)
PAGAMENTO FRACIONADO 100.00€ (3 Mensalidades)
Calendarização
Brevemente disponível.