O novo paradigma da Educação Inclusiva: DL nº 54/2018, de 6 de julho
Com a entrada em vigor do novo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, observa-se uma alteração de princípios em como lidar com as diferenças na aprendizagem, e não só, de todos os alunos no seu processo de formação enquanto cidadãos em contexto educativo. Esta alteração prevê a mobilização dos diversos agentes educativos, num esforço conjunto, aplicando medidas num sistema de respostas multinível, para que cada aluno obtenha as condições adequadas para as suas características. Assim, torna-se necessário conhecer novos conceitos e métodos, para pôr as medidas previstas no novo Decreto-Lei em prática, de forma eficiente e ajustada a cada um.
Desta maneira, a formação prende-se com as principais alterações legislativas quanto à Educação Inclusiva, para além de incidir sobre diversos métodos e técnicas a aplicar para criar um ambiente verdadeiramente inclusivo.
Creditação OPP
5.5 Créditos
Presencial
11 Horas
Objetivos Gerais
Conteúdos Programáticos
1.1 História da Educação Especial em Portugal
1.2 Educação Especial na perspectiva Inclusiva: o novo paradigma
2. O Modelo RTI (Response to Intervention)
2.1 Avaliação contínua
2.2 Intervenção/Instrução multinível
2.3 Envolvimento parental/familiar
3. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
3.1 Múltiplos meios de representação (o quê)
3.2 Múltiplos meios de ação e expressão (como)
3.3 Múltiplos meios de envolvimento (porquê)
1.1 Princípios, visão e valores
1.2 Áreas de competências
1.3 Aprendizagens Essenciais - orientação curricular
2.O contributo do DL 3/2008, de 7/01 e a nova abordagem do ponto de vista conceptual do DL 54/2018, de 6/07
1.1 Estratégias de promoção da inclusão escolar
1.1.1 A abordagem multinível e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
1.1.1.1 Medidas universais e as acomodações curriculares
1.1.1.2 Medidas seletivas e as adaptações curriculares não significativas
1.1.1.3 Medidas adicionais e as adaptações curriculares significativas
1.2 O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na prática
1.3 Equipa multidisciplinar
1.3.1 Elementos permanentes e variáveis
1.3.2 Funções e competências
1.3.3 Relatório Técnico-Pedagógico
1.3.4 Plano Educativo Individual e Plano Individual de Transição
1.4 Centros de Apoio à Aprendizagem
1.5 O papel do Professor de Educação de Especial no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6/07
1.6 O papel do Psicólogo no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6/07
1.6.1 Psicologia, Aprendizagem e Inclusão
Investimento
Brevemente disponível.
Calendarização
Brevemente disponível.