Objetivos Gerais

A formação proporciona a aprendizagem do posicionamento como técnico clínico, dentro e fora do setting terapêutico, com crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e a sua família. Intervir junto desta população constitui-se como uma tarefa complexa, pois o intercâmbio dialógico encontra-se interrompido. Assim, pretende-se ensinar os técnicos a conhecerem melhor as características individuais de cada pessoa com PEA, estando mais disponíveis para corresponder às suas necessidades, de forma a que a criança, jovem ou adulto com PEA possa desenvolver a sua personalidade e funções nervosas superiores.

Para além disso, no módulo opcional, os formandos são convidados a coabitar, num contexto real, com famílias com crianças/jovens com PEA e equipa clínica numa residência preparada para a intervenção em perturbações de desenvolvimento. 

A formação divide-se entre um programa teórico de introdução geral ao autismo, técnicas gerais e específicas da terapia e supervisão e sistematização de responsabilidades formativas em contexto prático.

Creditação OPP

60 créditos sem módulo adicional

85 créditos com módulo adicional

Presencial

120 horas sem módulo adicional

170 horas com módulo adicional

Objectivos Gerais

Conhecer a metodologia de avaliação das competências e o nível de comunicação do indivíduo com PEA.

Capacitar na formulação de um diagnóstico que atenda à condição psicológica do indivíduo com PEA.

Entender as diretrizes que definem o estabelecimento do plano de intervenção com base nas possibilidades, capacidades e dificuldades apresentadas pelo indivíduo com PEA.

Reconhecer e interpretar as tentativas comunicacionais do indivíduo com PEA.

Desenvolver a qualidade atentiva necessária à otimização da intervenção clínica-pedagógica de indivíduos com PEA.

Fomentar o intercurso de respostas mutuamente contingentes possibilitando o desenvolvimento da personalidade e a estruturação de funções nervosas superiores do indivíduo com PEA.

Reconhecer o potencial reflexivo-formativo da autoscopia e heteroscopia com a supervisão clínico-pedagógica em vídeo feedback (Clot, 2006).

Conteúdos Programáticos

Módulo 1
1. Leis Gerais do Desenvolvimento Neuropsicológico e o Processo de Construção da Mente Humana.

1.1 Investigação empírica da psicogénese da construção da mente

1.1.1 Dialética entre Aprendizagem/Desenvolvimento

1.1.2 Lei do Duplo Desenvolvimento

1.1.3 Origem Social da Mente Humana

1.1.4 Organização Sistémica das Funções Nervosas Superiores

1.1.5 Localização Dinâmica das Funções Nervosas Superiores

1.1.6 Conceito de Mediação

1.1.7 Zona de Próximo Desenvolvimento

1.1.8 Aprendizagem Cooperativa

1.1.9 Psicogénese da construção da mente

1.1.9.1 Epistemologia Genética de Piaget como teoria do desenvolvimento do conhecimento.

1.1.9.2 Afetologia Genética de Leal como teoria do desenvolvimento sócio emocional.

Módulo 2
1. Perturbações do Espectro do Autismo (PEA): Estado da Arte

1.1 Evolução do conceito

1.2 Etiologia

1.3 Epidemiologia

1.4 Diagnóstico Diferencial

1.5 Comorbidades e alterações associadas

1.6 Métodos terapêuticos:

1.6.1 Programas de aprendizagem instrumental e comportamental

1.6.2 Terapêutica medicamentosa

1.6.3 Programas de treino de competências parentais

2. Perturbações do Espectro do Autismo numa perspetiva desenvolvimental da estruturação da personalidade

2.1 Taxonomia vectorial patognomónica e Taxonomia sintomatológica

2.2 Idade Psicológica, Estrutura de Personalidade e Atividade Principal

2.3 Status neurológico, Sistemas psicológicos e neuropsicológicos e construção do psiquismo da criança/jovem com PEA

Módulo 3
1. Técnicas diagnósticas das PEA

1.1 Manifestações clínicas (sintomas, sinais e alterações psicopatológicas) das PEA para respetiva formulação do diagnóstico

1.1.1 Semiologia psicopatológica

1.2 Avaliação emocional e de personalidade

1.2.1 Ludodiagnóstico com recurso ao registo audiovisual e análise com o programa The Observer XT12

1.2.2 Mala Mundo com recurso ao registo audiovisual e análise com o programa The Observer XT12

1.2.3 Avaliação do Desenvolvimento Psico-Social através do I. N. F. P. S. (Inventário de Níveis de Funcionamento Psico-Social) de Leal

1.2.4 Sistema Integrativo de Rorschach: Exame de Personalidade e Funcionamento Emocional (Exner, 2000)

1.2.5 Análise da qualidade relacional parental com recurso ao registo audiovisual e análise com o programa The Observer XT12

1.2.6 BAR – ILAN: Prova Projetiva de Interesse e Motivação Escolar (Rivkah Itskowitz & Helen Strauss, 2011)

1.2.7 Desenho Da Família: Prova Projetiva de Avaliação da Personalidade e da Representação do Contexto Familiar (Louis Corman, 2003).

1.3 Avaliação Neuropsicológica: Investigação Neuropsicológica como análise qualitativa dos sistemas funcionais.

1.3.1 WISC-III: Escala de Inteligência de Weschler para Crianças (David Weschler, 2003).

1.3.2 Bateria de Investigação Neuropsicológica (Juvêncio, J.; Rua, A., 2014).

1.3.3 Estudo da Atividade Inteletual e Voluntária  (Solovieva, 2014)

1.3.4 Escala de Aquisição de Competências (EAC - SGS)

1.3.5 Escala de Desenvolvimento de Griffiths

1.3.6 Desenho da Figura Humana de Goodenough

1.3.7 Teste do Desenho da Pessoa (DAP – IQ)

1.4 Diagnóstico da Condição Psicológica com referência à CID - 10 (OMS) e/ou DSM - V.

1.5 Diretrizes do novo regime jurídico da educação inclusiva, Dec. Lei 54/2018.

1.5.1 Recomendações clínicas.

1.5.2 Recomendações psicopedagógicas.

1.5.3 Recomendações parentais

1.6 Diagnóstico prospetivo do plano de acompanhamento

Módulo 4
1. Intervenção psicoterapêutica, neuropsicológica, pedagógica e sistémica das PEA

1.1 Abordagem psicoterapêutica e neuropsicológica no tratamento do autismo

1.1.1 Intervenção psicoterapêutica centrada no intercurso de respostas mutuamente contingentes

1.1.1.1 Técnicas gerais que estabelecem uma atitude relacional (social)

1.1.1.2 Técnicas específicas que medeiam e promovem o agir verbal do indivíduo com PEA

1.1.2 Princípios da (Re)Educação Neurocognitiva

1.1.2.1 Procedimentos Gerais

1.1.2.2 Técnicas Gerais

1.1.3 Relação entre “Atividade Externa Prática” e “Atividade Interna Teórica”, objetivada no conceito de “Metábolo”(Leal, 1997)

1.1.4 Análise e discussão de casos práticos registados em vídeo e/ou transcritos de material áudio

1.1.4.1 Ludoterapia, Mala Mundo, Psicoterapia e (Re)Educação Neurocognitiva

1.2 Programa de intervenção sistémica para famílias com crianças com autismo

1.2.1 Promoção das relações verticais, cuidadores/pais-indivíduo com PEA

1.3 Programa de inclusão social e/ou escolar de indivíduos com autismo

1.3.1 Aprendizagem Cooperativa: promoção das relações horizontais, pares-indivíduo com PEA

1.4 Programa de desenvolvimento da base relacional necessária à promoção da motivação de aprender

1.4.1 O papel do professor como mediador da aprendizagem de indivíduos com PEA

1.5 Programa de intervenção pela arte: Teatro e Expressão Dramática

1.5.1 Desenvolvimento da imaginação como base da estruturação do pensamento simbólico

Módulo 5
1. Prática clínico-pedagógica e sistémica supervisionada

1.1 Análise e discussão de casos práticos registados em vídeo e/ou transcritos de material áudio

1.2 Treino prático dos momentos de avaliação e intervenção

1.3 Aplicação das técnicas diagnósticas e de intervenção em contexto real

2. Acompanhamento e monitorização da eficácia da intervenção (casos práticos e estudos de caso)

Módulo Opcional
1. Estágio: Prática clínica e sistémica supervisionada

1.1 Treino in loco das técnicas de avaliação e de intervenção

1.2 Supervisão e Intervisão com recurso ao registo audiovisual

1.3 Reunião clínica de discussão de casos práticos

Investimento

INSCRIÇÃO 150.00€
PROPINA 1200.00€
PRONTO PAGAMENTO 1080.00€ (10% desconto)
PAGAMENTO FRACIONADO 150.00€ (8 Mensalidades)

Calendarização

Brevemente disponível.