A Escola Rita Leal
A Escola Rita Leal é um programa de intervenção que atua sobre quatro eixos dinâmicos e inter-relacionados:
(1) crianças/jovens com Perturbação do Desenvolvimento (PD) - a equipa clínica dispõe de técnicas de intervenção psicoterapêutica e sistémica que trabalham a Motivação e Atenção Mútua, funções psicológicas necessárias à aprendizagem e desenvolvimento da Personalidade;
(2) família - os pais e irmãos são envolvidos na intervenção, designadamente no reforço das suas competências parentais e cuidadoras;
(3) pares - fazem parte da equipa clínica crianças/jovens que são treinados a incentivar a criação de vínculos relacionais e cooperativos com a criança com PD. A promoção ativa da integração no grupo de pares e, consequentemente, o envolvimento em situações de aprendizagem, cumpre o exercício dos direitos humanos (UNESCO, 1994; ONU, 2006);
(4) professores - a disponibilidade para o envolvimento em situações de aprendizagem é mais produtiva quando a mediação é protagonizada por pares, que são orientados pelos professores.
A Escola Rita Leal conta já com 14 edições, a primeira realizou-se em agosto de 2015.
O legado de Rita Leal
Desde 2010, a Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica tem vindo a desenvolver uma metodologia habilitadora de Perturbações do Desenvolvimento, com particular incidência no Espetro do Autismo, inspirado na obra da Prof.ª Dr.ª Maria Rita Leal.
A teoria subjacente ao seu trabalho, a Afetologia Genética, treina os profissionais da saúde e da educação a (re)conhecerem as iniciativas objetivas da criança com PD, o que está a tentar comunicar e de que forma o profissional pode responder tanto ao conteúdo de uma iniciativa não verbal como de uma verbal. Trata-se de tentar estabelecer um ponto de ligação entre a criança com o Outro, de criar a necessidade de se relacionar com o mundo externo. O objetivo do método clínico da Professora Rita Leal centra-se em tornar a Relação com o outro humano um ponto de interesse comum, de prazer, de gratificação e de imitação.
A Escola Rita Leal oferece um novo contributo à terapêutica original da Prof.ª Dr.ª Rita Leal: a mediação dos pares. Verifica-se que crianças com PD apresentam maior curiosidade e desejo de identificação com os pares da mesma faixa etária, acedendo com maior facilidade às suas solicitações e manifestando maior energia para as observar como modelos comportamentais. Assim, a integração de crianças e jovens sem PD, devida e sistematicamente treinadas para se relacionarem com crianças com PD, contribui positivamente para um tratamento mais estruturado e estruturante.
São assim preparados cenários de aprendizagem através de situações concretas quotidianas onde são utilizadas estratégias que promovam o conforto de estar em relação, a confiança face à novidade e o desenvolvimento de recursos cognitivo-emocionais de enfrentar e resolver as situações-problema do dia-a-dia. O tratamento clínico e sistémico que ocorre no contexto da Escola Rita Leal não obedece a um formato rígido, porque é planeado de acordo com as necessidades e possibilidades, sendo as atividades organizadas segundo o nível de desenvolvimento e de aprendizagem de cada criança com PD.