Biografia

Alexei Nikolaivitch Leontiev nasceu em 1903, em Moscovo. Ingressou na Faculdade Histórica-Filológica, onde se lecionava Psicologia, entrando, assim, em contacto com esta área. Em 1924, termina os estudos na então chamada Faculdade de Ciências Sociais.

Entre 1924 e 1930, Leontiev trabalhou com Vegotsky e Luria, colaborando no desenvolvimento da Psicologia Sócio-Histórica. Apesar de se mudar para Carcóvia em 1931, continua a colaborar com Vegotsky e Luria, voltando para Moscovo em 1934. Em 1959, tornou-se Diretor do Departamento de Psicologia na Faculdade de Filosofia da Universidade de Moscovo. Foi devido ao seu trabalho que o departamento se tornou uma Faculdade independente em 1966.

Leontiev dedicou-se ao estudo da atenção e memória voluntária, tendo desenvolvido a Teoria da Atividade, que ganhou grande relevância no que concerne ao brincar e à aprendizagem. O conceito de atividade, segundo Leontiev, tem uma formação sistémica e é uma unidade de análise nas Ciências Humanas.

A atividade é um sistema que é direcionado por um Objeto e um Motivo. É realizado através de Ações individuais motivadas por um objetivo. As Ações, por sua vez, são realizadas por meio de Operações tornadas rotina, dependente das condições da Ação.

Assim, Leontiev propõe uma análise em vários níveis aquando da apreciação dos processos humanos. O nível mais alto é o da atividade e dos motivos que a direcionam. A nível intermédio, estão as ações e os objetivos que lhe estão associados, e num nível inferior estão as operações que servem como meio para atingir as metas.

Para compreender e facilitar o desenvolvimento, temos de estudar todos os sistemas de atividade, os seus objetos e motivos, e não isoladamente em ações ou competências. Para Leontiev, a atividade consistia nesses processos “que compõem a vida da pessoa no mundo objetivo, na qual é rodeada, é um ser social em toda a sua riqueza e variedade de formas” (Leontiev, 1977).

Faleceu em 1979, em Moscovo.