Ação Social
Uma vertente de ação da APPsiRH é a promoção do bem-estar psicológico da comunidade.
Consciente das crescentes dificuldades económicas das famílias portuguesas, que obstam ao acesso a serviços básicos de saúde e outros, a APPsiRH, em parceria com outras entidades, promove atividades e projetos direcionados a esta população.
O projeto social da APPsiRH não pretende seguir a proposta assistencialista-paternalista vigente, mas sim aproximar-se cada vez mais de um modus operandi crítico-transformador. Os modelos caritativos assistencialistas-paternalistas caracterizam formas de intervenção que visam à manutenção da ordem social, através da implementação de melhorias nas condições de vida, sem a participação ativa desse grupo. Esta perspetiva coloca o grupo-cliente no lugar daquele que precisa ser assistido e ajudado, desconsiderando possibilidades de mobilização para a autogestão e autonomia.
Na perspetiva crítico-transformadora, implementada pela APPsiRH, aponta-se para a possibilidade de fomentar autonomia dos grupos para que estes, efetivamente, assumam o seu papel de sujeitos da sua própria história. Nesta perspetiva, o psicólogo busca compartilhar saberes e práticas com a sociedade, articulando demandas com possibilidades concretas de ações.
Tais dinâmicas potencializam os recursos para que os grupos assumam o lugar de protagonistas, ressignificando e transformando o quotidiano.