IV Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

0 Comente
96 Views

O IV Seminário – Psicologia e Orientação em Contexto Escolar foi organizado numa parceria entre a Direção-Geral da Educação e a  Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde reuniu um conjunto de peritos nacionais e internacionais.

Pôsters apresentados pela APPsiRH neste congresso:

  1. Escola Rita Leal: Um novo olhar sobre o autismo – Uma proposta terapêutica para o autismo.

Autores: Alves, A., Alves, P. F., Rodrigues, T., Tirone, C., & Prade, D. (2016).

Abstract:

Ao distanciar-se dos programas de aprendizagem instrumental e comportamental, a Escola Rita Leal tem por objetivo a efetivação de uma nova proposta terapêutica com crianças e adolescentes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Esta abordagem fundamenta-se nos trabalhos de Rita Leal (1975, 1997, 2005), que propõe uma teoria de desenvolvimento emocional que tem por base uma relação contingente, e nos conceitos de Mediação e Zona de Próximo Desenvolvimento das teses de Vigotsky(1930, 1934).

A base da intervenção da Escola Rita Leal assenta no treino de profissionais (psicólogos e professores) e pares (crianças e adolescentes com fortes capacidades empáticas) de forma a restabelecer o formato de intercâmbio mutuamente contingente, uma vez que o mecanismo inato de busca da resposta contingente à própria iniciativa não se extingue ao longo da vida. O desenvolvimento da base relacional necessária à promoção da confiança básica é imprescindível para a motivação de aprender.

O objetivo primordial assenta em trazer a criança com PEA para um contexto relacional no qual os pares servem de mediadores, enquanto criam atividades de aprendizagem. Recria-se assim um ambiente escolar no qual são promovidos momentos relacionais sistemáticos e interativos e adequada a cooperação para o desenvolvimento de cada criança.

 

  1. Escola Rita Leal: Um novo olhar sobre o autismo – Um modelo de intervenção aplicado numa escola pública – Análise da qualidade relacional através do software “The Observer XT 12”

Autores: Serra, A., Alves, P. F., & Rodrigues, T. (2016).

Abstract:

A base da intervenção da Escola Rita Leal (ERL) assenta na preparação de profissionais e pares no trabalho com crianças/jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O propósito assenta no desenvolvimento da base relacional necessária à promoção da confiança básica imprescindível para a motivação de aprender.

Um dos eixos de intervenção da ERL, assenta no trabalho clínico-pedagógico com os professores. A presente investigação apresenta os resultados do treino em supervisão com professores da escola pública, com o intuito de maximizar a promoção de momentos de aprendizagem cooperativa da criança autista em grupos heterogéneos, cumprindo o exercício dos direitos humanos (UNESCO, 1994; ONU, 2006).

 

  1. Escola Rita Leal: Um novo olhar sobre o autismo – A complexa construção da empatia: preparação dos psicólogos e pares.

Autores: Lopes, J., Alves, P., & Rodrigues, T. (2016).

Abstract:

A Escola Rita Leal (ERL) tem por objetivo criar condições para um aumento de reflexos relacionais entre crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), pares da mesma faixa etária e cuidadores, através da promoção de momentos de prazer lúdico que preparam o processo de aprendizagem.

Como forma de otimizar a qualidade atentiva dos técnicos e pares é imprescindível o recurso permanente à supervisão, que permite um treino das técnicas de intervenção adequadas a cada criança com PEA.