Intervenção | Escola Rita Leal | 07/DEZ/2019

0 Comente
27 Views
No dia 7 de dezembro decorreu uma edição da Escola Rita Leal na Figueira da Foz. Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e seus pares estiveram em convívio em um dia repleto de atividades do quotidiano e dinâmicas lúdicas. O papel dos psicólogos nesse encontro é mediar e promover as relações entre as crianças, potencializando o seu desenvolvimento.

-----------------------------------------------------------

A Escola Rita Leal é um programa de intervenção clínica multinível para pessoas com Perturbações do Desenvolvimento (PD), com particular incidência no Espectro do Autismo. Com uma equipa clínica composta por psicólogos com formação especializada, o programa promove competências sócio-emocionais que contribuem positivamente para a prevenção, inclusão e tratamento de crianças, jovens e adultos com PD e suas famílias.

São preparados cenários de aprendizagem através de situações concretas quotidianas onde são utilizadas estratégias que promovem o conforto de estar em relação, a confiança face à novidade e o desenvolvimento de recursos cognitivo-emocionais de enfrentar e resolver as situações-problema do dia-a-dia. O tratamento clínico e sistémico que ocorre no contexto da Escola Rita Leal não obedece a um formato rígido, porque é planeado de acordo com as necessidades e possibilidades, sendo as atividades organizadas segundo o nível de desenvolvimento e de aprendizagem de cada pessoa.

+info: https://www.relacionalhistorica.pt/escola-rita-leal/