Equipa participa em curso sobre Neuropsicologia Histórico-Cultural

0 Comente
100 Views

No passado dia 4 de setembro, a equipa clínica da APPsiRH participou em duas formações com o Doutor Luís Quintanar e a Doutora Yulia Solovieva, figuras proeminentes da neuropsicologia Histórico-Cultural.

Com os títulos “Factor e análise sindrómica” e “Actividades Rectoras na Ontogénese”, as formações abordaram temas relevantes no âmbito da neuropsicologia, desde a avaliação e investigação com base em sistemas funcionais em estreita relação com a atividade humana, à (re)habilitação com o foco em aspetos emocionais e cognitivos e no envolvimento dos múltiplos analisadores sensoriais neste processo.

Os formadores afirmam que a (re)habilitação neuropsicológica Histórico-Cultural se desenvolve através de programas terapêuticos personalizados, que tenham um efeito sistémico promotor da aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo de forma íntegra.

Há mais de 10 anos que os formadores e as suas equipas desenvolvem diferentes metodologias para ensinar crianças com e sem dificuldades. No âmbito destes trabalhos, importa destacar a publicação do livro “El dibujo como actividades formativa en la edad pré-escolar” (Solovieva & Quintanar, 2016) onde explicam os processos de (re)habilitação e aprendizagem da teoria à prática, com base nos estudos de Vegotsky, Luria, Leontiev, Elkonin, Galperin e Talizina.

——————————————————————————————————————————————————————

O Doutor Luís Quintanar é investigador a tempo inteiro e coordenador do Mestrado em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica da Faculdade de Psicologia da Universidade Autónoma de Puebla (México); professor visitante do Mestrado em Educação Especial da Universidade Autónoma de Tlaxcala (México); Pós-doutorado em neuropsicologia (Universidade de Sevilha, Espanha); Ph.D. em Neuropsicologia (Universidade Estadual de Moscou, Rússia); Mestre em Psicobiologia e Licenciado em Psicologia (Universidad Nacional Autónoma de México).

A Doutora Yulia Solovieva é professora e investigadora a tempo inteiro do Mestrado em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica da Faculdade de Psicologia da Universidade Autónoma de Puebla (México); Pós-doutorada em neuropsicologia (Universidade de Sevilha, Espanha); Ph.D. em Psicologia (Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de Moscovo, Rússia); Mestre e Licenciada em História (Universidade de Humanidades da Federação Russa, Moscovo).

Links importantes:

www.neuropsicologia.buap.mx

www.neuropsicologia.org.mx

www.colegiokepler.edu.mx


O que é a Psicologia Relacional-Histórica?

A Psicologia Relacional-Histórica é uma abordagem teórica do desenvolvimento psíquico...

Hoje Maria Rita Mendes Leal faria 98 anos

Hoje é o aniversário de nascimento de Maria Rita Mendes...